DCEC: Romanos – O poder do evangelho

Semana de 8 a 14 de outubro de 2023

LER: Rm 10:12-15

Como uma pessoa pode conhecer o Deus sobre o qual ela nada ouviu? Esta é a pergunta que Paulo fez aos Romanos, e é estendida a todo discípulo que lê a carta. Nosso Pai não age com distinção em relação à nenhuma pessoa, ama da mesma forma cada homem e mulher e convoca a todos em todas as partes para que se arrependam dos seus pecados e creiam em seu Filho Jesus Cristo (At 17:30-31). E pela sua imensa graça, Deus escolheu fazer essa convocação por meio da sua Igreja, nós, que somos os responsáveis por chamar os homens ao arrependimento.

Paulo traz uma ordem de fatores que devem acontecer em relação aos discípulos para que as boas novas do Reino de Deus sejam anunciadas: 1º eles precisam ser enviados, 2º eles devem pregar a palavra de Deus com suas próprias palavras para que as pessoas ouçam e, assim, elas possam crer na mensagem e invocar o nome do Senhor. Mas qual a nossa responsabilidade? Em primeiro lugar, a igreja precisa ser o local de pessoas que obedecem a ordem de anunciar a grande salvação que receberam do seu Senhor, a notícia de que antes estavam mortos, mas, agora, por meio de Jesus receberam vida. A igreja precisa de homens e mulheres, de todas as idades, sendo enviados diariamente para os seus trabalhos, para as ruas, para as faculdades, para as escolas, para todo e qualquer lugar que existam pessoas a serem salvas.

Contudo, mais do que serem enviados, os discípulos de Jesus precisam abrir a suas bocas e falar daquilo que eles experimentaram, comprovando isso através de uma vida íntegra e reta. Os apóstolos Pedro e João quando ameaçados a não pregarem o evangelho em Jerusalém responderam às autoridades que eles não podiam deixar de falar daquilo que eles viram e ouviram (At 4:20). A mensagem de Cristo queimava no coração deles a ponto de não conseguirem ficar em silêncio! O que tem queimado em nosso coração? Temos sido tão cheios do Espírito Santo que não conseguimos deixar de falar de tudo aquilo que Jesus fez e nos revelou? Quando os fariseus pediram a Jesus que calasse seus discípulos, Jesus respondeu que até as pedras clamariam se eles ficassem calados (Lc 19:40).

Os servos de Deus precisam transmitir com fidelidade a mensagem que lhes foi confiada. Oremos para que o Espírito Santo avive a sua Igreja, levantando homens e mulheres que pregam o Evangelho do Reino de Deus com amor e muito poder, pessoas que não possuem aliança com este mundo, mas com o mandamento dado pelo nosso Senhor de ir e fazer discípulos (Mt 28:19). Por fim, quem o Espírito Santo tem colocado diante de nós para ouvir do seu Evangelho e como podemos pregar a palavra de Deus para estas pessoas de maneira prática? Que o Senhor nos ajude nessa missão e que nós tenhamos total compromisso com ela.