DCEC: Romanos – A visão adequada da igreja

Semana de 19 a 25 de novembro de 2023

Rm 12:3-8

Semana passada aprendemos sobre a importância da renovação da mente para que vivamos a boa, agradável e perfeita vontade do Senhor para nós. No texto desta semana, continuaremos a meditar sobre a nossa mente; contudo, de uma perspectiva diferente: olhando para o coletivo, para a igreja. O apóstolo Paulo nos guiará mostrando como devemos cuidar dos nossos pensamentos, para que a igreja vivencie o perfeito uso dos dons espirituais.

Paulo inicia o trecho desta semana com um alerta que também é uma condição para os versículos seguintes: “…cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (v. 3). A moderação significa permanecer na exata medida, e essa medida é conforme a fé. Aplicando isso de maneira prática, Paulo está dizendo que, quando pensamos sobre nós mesmos, devemos ter em mente somente aquilo que recebemos de Deus pela fé, olhar exclusivamente para o que a fé permite que nós vejamos. Se assim o fizermos, então só teremos possibilidade de perceber em nós aquilo que vem do Senhor, e não algo que vem de nós mesmos. Ao pensar com moderação, permanecendo nessa exata medida, somos guardados do orgulho, da soberba, da independência, arrogância e, principalmente, da comparação que gera inveja. 

Uma vez que consigo me enxergar segundo a medida da fé, fica mais fácil entender e fazer parte do funcionamento do corpo. Todos nós recebemos dons únicos e diferentes para diferentes serventias. Não é coerente utilizar o martelo para medir uma parede ou uma trena para pregar, mas é necessário a ferramenta correta, na hora certa. Da mesma forma, Deus fez conosco, nos colocando no corpo de maneira que, mesmos sendo diferentes e possuindo diferentes dons, todos avançamos para o mesmo alvo: Cristo, e, dessa forma, cooperamos para a mesma missão. O resultado é um perfeito desempenho dos dons, no qual eu consigo entender o que sou e onde estou e, assim, desempenhar com maestria a função que Deus me deu. Se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria. 

A igreja é uma benção, é um ambiente onde recebemos e aprendemos muito sobre o nosso Senhor, porém nela também há muito trabalho. No versículo 4, vemos que existem diferentes funções no corpo, nas quais Deus nos chamou para desempenhar um papel único e importante. Sonde seu coração e veja se você não está distante do papel que o Deus planejou, ou mesmo procurando satisfazer um desejo pessoal de ser algo que o Ele não quer. Compartilhe com seus irmãos onde você entende que o Senhor o tem chamado para exercer a sua função no corpo, com base nos versículos 6 a 8, e vamos nos animar mutuamente a sermos membros ativos do corpo de Cristo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *