DCEC: Romanos – O discípulo na sociedade

Semana de 3 a 9 de dezembro de 2023

Ler Rm 13:1-7

No início do Capítulo 13 da carta aos Romanos, Paulo afirma que todos devem estar sujeitos às autoridades, pois foi Deus quem as constituiu. A afirmação de Paulo reforça o que já está dito em Daniel: “ele remove os reis e estabelece os reis” (Dn 2.21) e o que Jesus afirmou a Pilatos: “Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada” (Jo 19:11). Paulo ainda conclui que podemos ser louvados por nossas autoridades quando fazemos o bem, e que elas também são instrumentos de Deus para manter a ordem e punir os que praticam o mal.

A palavra “autoridade” na Bíblia expressa o direito conferido a uma pessoa para fazer determinadas coisas em função do cargo ou da posição que ocupa. Ela possui um aspecto da legalidade e do direito.

Jesus nos ensina que devemos viver em sociedade. Ele nos enviou como ovelhas no meio de lobos e nos afirmou que somos a luz do mundo e o sal da terra, e que não é possível esconder uma cidade construída em cima de um monte. Devemos viver em sociedade praticando os atos cotidianos da nossa vida com a consciência da presença de Deus em nós e da mão dEle sobre as nossas vidas. 

Devemos ser submissos às nossas autoridades e obedecer suas ordens desde que não entrem em conflito com a vontade de Deus, pois “importa antes obedecer a Deus que aos homens” (At 5.29) Também, precisamos fazer o bem e servir a sociedade com atos de justiça e amor, dar um bom testemunho e orar pelos que estão investidos de autoridade.

Na Escritura Sagrada há muitos exemplos de homens e mulheres de Deus que viveram de forma digna na sociedade por mais vil que pudessem ser suas autoridades: Daniel e seus amigos, José no Egito, Davi perante Saul, Ester e os apóstolos. Ainda, ao longo da história até hoje podemos ver homens e mulheres que deixaram um legado e um testemunho de louvor junto às autoridades. Por influência da vida de homens como John Wesley e George Whitefield, a Inglaterra não teve um severo derramamento de sangue como ocorreu na Revolução Francesa. O tanto da cultura mundana que desencadeou a revolução na França não havia na Inglaterra por conta de inúmeros convertidos que compunham aquela nação. Por conta de George Müller, mais de 10 mil órfãos puderam ter um lar, cujo trabalho era reconhecido pela própria rainha da Inglaterra.

A sociedade é transformada pelo tanto de homens e mulheres tementes a Deus que a integram. A transformação na sociedade começa pela conversão nas vidas das pessoas. E toda conversão começa com a pregação e exposição das verdades eternas de Deus.

Portanto, não devemos nos isolar do mundo, mas devemos viver de forma digna, dar um bom testemunho, realizar as tarefas ordinárias do dia a dia, exercer nosso ofício com excelência e pregar o evangelho aos que estão à nossa volta. Como você tem vivido em sociedade? Como tem sido sua postura na escola ou universidade? No trabalho, com seus colegas, chefes ou subordinados? Como você tem lidado com as autoridades que Deus estabeleceu sobre você? Que possamos compreender nosso papel e a soberania de Deus sobre todas as coisas para que venhamos a agradá-lo e glorificar o Seu nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *