DCEC: Romanos – Como estar preparado para a volta de Jesus

Semana de 17 a 23 de dezembro de 2023

Ler: Rm 13:11-14

No final de Romanos 13, Paulo alerta os irmãos que, embora alguns deles durmam espiritualmente, é hora de todos despertarem do sono. Vivemos em dias de grandes trevas ao redor da terra, o mal tem alcançado cada vez mais esferas da sociedade, pessoas têm se corrompido, às vezes até aqueles que são próximos de nós. Contudo, quanto mais as trevas avançam, mais perto estamos do Dia em que o Sol da justiça há de brilhar sobre todos os justos (Ml 4:2). Neste sentido, somos chamados para a ação e para viver um estilo de vida preparado para a volta de Jesus.

Nós, discípulos de Jesus, quando cremos nEle e nos arrependemos de nossos pecados, recebemos da sua vida em nós. Fomos batizados nas águas, no Espírito e transformados em uma nova criatura (2Co 5:17). No entanto, o ser nova criatura não nos isenta de estarmos atentos à maneira como estamos vivendo. Por um lado, existe uma forma que não devemos viver, pois é a forma que as trevas vivem, e Paulo é bem específico ao dizer qual é essa forma: “orgias e bebedeiras”, “imoralidades ou libertinagem” e “discórdias e ciúmes” (v. 13). Ou seja, o cristão que tem tido qualquer uma dessas práticas em sua vida tem desagradado ao Senhor e não está preparado para a volta de Jesus.

Por outro lado, não basta apenas que não pratiquemos as obras das trevas, mas sim “revistamo-nos das armas da luz” (v. 12). O mesmo Paulo, em outra de suas cartas, fala sobre a armadura de Deus e do que ela é formada: verdade, justiça, o evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação, e a espada do Espírito que é a palavra de Deus (Ef 6:14-17). Por mais que cada discípulo possua sua individualidade, seus gostos, e características naturais dadas por Deus, que nem sempre são iguais as dos outros, existe uma forma que um discípulo deve viver nos tempos do fim (ou em qualquer outro tempo), e ela envolve seguir completamente os passos de Jesus, por isso ao finalizar o capítulo Paulo diz: “revistam-se do Senhor Jesus Cristo e não façam nada que venha a satisfazer os desejos da carne” (v. 14).

Com certeza estamos muito mais perto da volta de Jesus do que na época em que Paulo escreveu sua carta aos Romanos e, se a urgência de termos uma vida íntegra e preparada para a volta de Jesus já era enorme naquela época, muito mais agora que vemos muitas profecias se cumprirem e o amor de muitos se esfriar (Mt 24:12). É momento de despertarmos de qualquer sono que possa ter tomado conta da nossa vida com Deus, é tempo de estarmos atentos à voz do Espírito Santo, nosso fiel Conselheiro, e é tempo de nos arrependermos de qualquer obra das trevas que tenhamos praticado. O processo de estar preparado pro fim envolve lançar fora tudo aquilo que não agrada a Deus. Portanto, vamos utilizar este tempo para meditar nisso: o que na nossa vida precisamos abandonar para agradar a Deus? E o que na nossa vida precisamos abraçar para andarmos como Jesus? Que o Senhor nos ajude a viver da maneira certa no tempo do fim.

Comentário (1)

  • Telmo| 17 de dezembro de 2023

    Dupla abençoada (Rafael e José Gustavo) com palavra sempre oportuna e sempre necessária à igreja

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *