DCEC: Romanos – Expandindo o Evangelho: Desafios e Esperanças

Semana de 28 de janeiro a 03 de fevereiro de 2024

LER: Rm 15:23-33

Anunciar aquilo que Deus estabeleceu sempre teve os seus desafios de época. Desde os tempos veterotestamentários, com os profetas (que seguidamente eram castigados) até os dias de hoje é desafiador. Na época dos apóstolos, a mensagem entrava em conflito com o próprio império, dado que o que estava sendo anunciado era um novo Rei e um outro Reino, superior a César e a qualquer reino temporal. Além disso, o paganismo imperava na sociedade e as pessoas idolatravam milhares de deuses criados. 

Mas nenhuma destas circunstâncias externas, relacionadas ao meio, é mais forte que os fatores internos. Se fôssemos elencar um dos principais desafios nós certamente colocaríamos o medo e a vergonha no topo da lista. E ambos estão relacionados ao cuidado com a própria vida.

Pegamos o exemplo de Ezequiel, enviado a Israel para falar a palavra do Senhor, onde no capítulo 2 o Espírito Santo falou assim para ele:

“E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.” Ezequiel 2:6,7

Deus sabia da possibilidade do medo entrar no coração de Ezequiel em razão das palavras do povo, de homens fraudulentos e dos seus semblantes. Mas ele foi encorajado pelo Senhor. Assim como Paulo quando esteve à beira da morte por causa de um naufrágio precisou ser encorajado por um anjo. (Atos 27:24).

Jesus sabe de nossas limitações, mas, pede para que confiemos nele apesar delas. Em Mateus 10:19 temos um encorajamento (e um alerta) do próprio Senhor para nós, onde ele nos afirma que estaremos diante de reis e autoridades para testemunharmos, mas que não precisaríamos temer quanto ao modo ou ao o quê falar naquela hora, pois o Espírito Santo falaria por nós. 

Encontramos um dos segredos para que possamos testemunhar: estar cheio do Espírito Santo. 

Um dos primeiros relatos de homem cheio do Espírito Santo no Novo Testamento era de João Batista, e este homem vivia pregando. Outro homem que também era cheio do Espírito Santo foi Estevão, o primeiro mártir. Morreu anunciando o evangelho. Quando estamos cheios do Espírito Santo, menos sentimentos como o medo ou a vergonha teremos. Conforme dito anteriormente, o medo e a vergonha estão associados ao quanto de amor próprio ainda temos. 

Em Apocalipse 12:11 diz: “Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.” 

O evangelho é a esperança para este mundo perdido. É a boa notícia da salvação. Não podemos deixar de anunciar aquilo que Deus confiou para nós. 

Apesar dos desafios, das dificuldades e limitações interiores, Deus tem um consolo para o tempo presente e também no porvir. Ele nos assiste em nossas fraquezas e precisamos estar disponíveis para sermos vasos em Suas mãos para vermos obras grandiosas que ele irá fazer na terra. Se você está com dificuldades de testemunhar, seja pelo ambiente ao seu redor ou por conviver com pessoas que não são crentes, compartilhe estas lutas com seus irmãos e ore para que o Senhor te dê graça, sabedoria e coragem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *