DCEC: Romanos – A importância da Intercessão

Semana de 04 a 10 de fevereiro de 2024

LER: Rm 15:30-33

Paulo foi um grande homem de Deus, sendo muito importante no início da Igreja de Jesus e no desenvolvimento dela, um homem que impactou a terra através da obra do Espírito Santo em si, a ponto de os próprios demônios falarem: “Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vocês, quem são?” (At 19:15). Contudo, por maiores que sejamos na fé, por maior que seja nossa influência positiva sobre os irmãos e nossa autoridade espiritual, Paulo deixa claro a necessidade da intercessão para que qualquer homem ou mulher de Deus possa avançar em vitória.

A intercessão, segundo o dicionário, é o ato de pedir em favor de algo ou de alguém; intervir ou rogar, servir de intermediário. E na Bíblia encontramos inúmeros exemplos de pessoas que intercederam por alguém, desde Abraão, que permaneceu na presença do Senhor e intercedeu pelos habitantes de Sodoma e Gomorra (Gn 18:22-33), até Jesus, que intercedeu pelos discípulos que estavam com ele e por todos aqueles que viriam a se converter ao Evangelho (Jo 17:20). A intercessão é a disposição de clamar a Deus por aqueles que estão ao nosso redor; ela é fruto de um coração que possui o amor de Deus e, por isso, se estende aos outros.

Por isso, Paulo pede aos irmãos que intercedam por ele, motivados pelo “nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito”. Paulo, um general do Reino de Deus, abre o seu coração e deixa claro que ele precisa da ajuda dos irmãos para poder vencer as batalhas que enfrenta. Mais do que pedir orações, ele fala dos casos práticos pelos quais precisa dessa ajuda: livrar-se dos rebeldes na Judéia e para que o seu serviço fosse bem aceito pelos irmãos, ou seja, ele não pede a intercessão apenas por pedir, mas nos mostra que as orações dos irmãos realmente fazem a diferença nas situações da nossa vida.

Por vezes, estamos passando por períodos tranquilos e agradáveis, nos quais podemos achar que somos invencíveis e que não precisamos de ninguém. Outras vezes, estamos em períodos tão difíceis, onde tudo pode dar errado e parece que os irmãos não podem nos ajudar. Em resposta a isso, temos a voz de Deus através do apóstolo, dizendo: “Peço que lutem juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor”. Nossas orações pelos irmãos e as orações deles por nós fazem a diferença; elas são consideradas pelo Senhor e nos ajudam a obter as vitórias que precisamos. Não somos independentes e precisamos uns dos outros para avançar.

Compreendendo aquilo que o Senhor quer nos ensinar através de sua Palavra, uma ótima forma de aprendermos sobre intercessão é intercedendo. Temos a liberdade de compartilhar sobre aquilo que já aprendemos sobre esse assunto e como podemos praticá-lo de maneira cada vez mais efetiva, mas, ao final de tudo isso, interceda junto com seus irmãos pelas lutas uns dos outros, por outras pessoas que precisam, por incrédulos que estão ouvindo a palavra de Deus, por irmãos que se perderam, e inúmeras outras situações que podemos encontrar nas vidas ao nosso redor. Lembremo-nos de que Jesus é o principal intercessor, que advoga por nós ao lado do Pai (Rm 8:34).

Comentário (1)

  • Carmélia| 6 de fevereiro de 2024

    Que rica mensagem ! Na simplicidade de dois amigos tão queridos conversando, pude ser encorajada nessa prática tão bíblica, tão relevante para a vida dos cristãos, prática que nos aproxima tanto de Deus e uns dos outros. Muito grata, Davi e Samir, por esse encorajamento que caiu dentro do meu coração nessa manhã.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *