DCEC: Maturidade

LER: Romanos 8:18-25

Por que amadurecer? Essa pergunta surge em nossa mente quando falamos e pensamos sobre o longo processo que nos leva à maturidade, mas a resposta é simples e consiste em que o amadurecimento é o processo de Deus em nossas vidas para que possamos receber aquilo que Ele preparou para nós. Nesta semana, vamos meditar no convite que Deus nos faz à maturidade.

Uma figura que nos mostra a necessidade do amadurecimento é a de um recém-nascido. Quando um recém-nascido chega em casa, sempre é um momento de alegria! Mas esse período tem prazo de validade; a imaturidade sempre deve chegar ao seu fim. Quando um bebê não se desenvolve como deveria, os pais sofrem e ficam angustiados, pois sabem que esse não é o natural. Todo pai quer ver seu filho se desenvolver e alcançar seu pleno potencial. Da mesma forma, Deus sofre quando seus filhos permanecem imaturos, incapazes de desfrutar das coisas que Ele preparou.

Lendo Romanos 8:18-25, vemos que com a queda do homem a morte atinge toda a criação; de forma que até mesmo a própria natureza aguarda, com gemidos e dores, a manifestação dos filhos maduros de Deus. Por isso, onde há sofrimento, ainda há falta de maturidade. Entretanto, quando Cristo completou sua obra, Ele garantiu a redenção de todas as coisas. Ainda sim a natureza aguarda o dia em que a obra de Cristo nos levará à maturidade. O Senhor só vem quando a obra estiver completa, e nós podemos apressar a vinda de Jesus através do amadurecimento que conduz a um santo procedimento e vida piedosa (2 Pedro 3:12). 

A boa notícia é que não somos só nós e a natureza a gemer, mas o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Ele sofre conosco para nos conduzir à maturidade. Deus usa o sofrimento para moldar o caráter de Cristo, mas o objetivo dele é formar Jesus em nós e não nos fazer sofrer. O filho maduro vive acima das situações.

Por fim, podemos pensar que tudo que nos resta fazer, então, é aguardar pela maturidade, mas não, pois dentro disso temos um papel importante de cooperar para que todos cheguem à maturidade e ao pleno conhecimento de Cristo. Pois muitos de nós não chegaram nessa posição, ou então nem estão andando em direção a ela. Por isso, compartilhe uns com os outros quais são as situações que Deus tem te chamado ao amadurecimento, não importando quão simples pareça ser, e vamos incentivar uns aos outros a crescermos e amadurecermos para a glória de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *