DCEC: A Queda e Redenção do Homem

Instagram…

Nos primeiros capítulos de Gênesis vemos o Senhor expressando sua glória e poder ao criar o universo com a Sua Palavra. Tudo que Deus fez é bom. Porém, ao criar o homem vemos uma linda declaração do Senhor: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom;” (Gn 1:31a). Mas o que há de diferente na forma em que Deus nos fez em comparação com o restante da Sua criação?

Toda obra, até então, Deus havia declarado para fora: “Haja luz. E houve luz” (Gn 1:3). Mas ao criar o homem Deus fala para dentro, no seu íntimo: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;” (Gn 1:26) O Senhor decide expressar sua imagem, sua natureza Santa, em nós. Que maneira tremenda e maravilhosa Deus nos fez! Sermos a imagem e expressão de Deus não se reflete de forma corpórea, mas sim no Seu íntimo desejo de nos relacionarmos com Ele, assim como Deus Pai, Espírito e Filho se relacionam desde a eternidade (Jo 17:3).

Infelizmente sabemos que esse propósito foi interrompido no momento em que Adão e Eva optaram por ouvir ao Diabo e desobedecer ao Senhor (Gn 3:1-7). Precisamos entender que a árvore do conhecimento do bem e do mal não foi uma armadilha para o homem, mas era necessário para que, dentro da sua vontade, houvesse liberdade em escolher a Deus. É do coração dEle que sejamos filhos que o amam e o obedeçam. Infelizmente Adão e Eva tiraram do centro do jardim a árvore da vida e colocaram a árvore do conhecimento do bem e do mal. Tiraram o Senhor do centro, e colocaram a si mesmos, trazendo separação e morte. E dessa maneira um dia todos nós nascemos e vivemos. 

Porém, o Senhor não desistiu do Seu plano eterno. Assim como o pecado entrou no mundo, ele precisava ser vencido para que pudéssemos voltar para o propósito de Deus, e isso só poderia ser feito por um homem santo (Rm 5:18-19). Jesus é O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Ele foi enviado em nosso favor. Aleluia! Jesus veio para cumprir com a vontade do Pai, viveu em santidade e morreu pelos nossos pecados para que pudéssemos ter vida novamente, mas foi necessário ser pago um alto preço pelas nossas vidas. Na cruz o Senhor sofreu no seu corpo, alma e espírito (Is 42:14; Is 53:2-3,10-11; Mt 27:46), Jesus passou por tamanha dor e sofrimento por amor ao Pai e por amor a nós. O Filho foi abandonado, por um período, para que fôssemos recebidos novamente em Sua casa, onde Ele está assentado à direita de Deus. 

Através do sacrifício de Jesus recebemos uma nova vida para vivermos segundo a Sua vontade. Fomos libertos do poder do pecado. O Senhor sofreu e foi tentado em todas as coisas para que se tornasse semelhantes a nós e pudesse nos socorrer. Se somos tentados, temos um socorro, temos novamente a liberdade para escolher a vontade de Deus.

Como vimos no início, Deus nos criou de forma tão maravilhosa para sermos co-participantes da Sua natureza divina e santa. Nossa vida é conhecer o Senhor e fazê-lo conhecido, e a maneira mais profunda de revelarmos a Jesus é sermos segundo a sua imagem e semelhança. Precisamos ter olhos atentos em Jesus para que sejamos transformados à Sua imagem dia após dia. Diante dessa maravilhosa obra redentora precisamos identificar nas nossas vidas áreas que ainda não temos o Senhor no centro. Quais as situações que ainda olhamos para nós mesmos ao invés de olhar para Jesus? Aproveite esse tempo para meditar, compartilhar e orar com os irmãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *