FILIPENSES: UMA VIDA DE MODERAÇÃO

Semana de 27 de novembro a 03 de dezembro de 2022

LER: Filipenses 4:1-5

O discípulo caminha rumo ao alvo com passos firmes e permanece naquilo que já alcançou. Concluindo a sua linha de pensamento, Paulo, no primeiro versículo do capítulo 4, nos diz para permanecermos firmes deste modo: olhando para a pátria celeste e andando com irmãos que imitam a Cristo. Logo após, o apóstolo nos entrega mais três instruções de grande valor:

A primeira é para termos a mesma forma de pensar em nossos relacionamentos no corpo. No capítulo 2 de Filipenses, aprendemos sobre o desenvolvimento vertical dessa mentalidade, quando vemos o exemplo de Cristo. Agora, somos chamados a aplicar essa concordância horizontalmente, alinhando nossas mentes com a dos irmãos que também olham para Jesus, a fim de preservarmos a unidade. 

A seguir, recebemos uma bendita ordem: Alegrai-vos! De fato, muitos são os lamentos ao olharmos para nós mesmos, afinal, “quem nos livrará do corpo desta morte?” (Rm 7.24). Mas, ao contemplarmos o Senhor e a sua obra redentora, nosso coração deve se encher de louvor, pois “graças a Deus por Jesus Cristo!” (Rm 7.25). Tudo, absolutamente tudo, foi encerrado na cruz! Aleluia! Ainda que, no presente, passemos por provações, seguimos com alegria, sabendo que essas benditas oportunidades hão de aperfeiçoar a nossa fé, e ela, uma vez aprovada, fará com que nos agarremos com mais firmeza em Deus e nas coisas que Ele tem preparado para aqueles que o amam.

Por fim, Paulo reparte algo que tanto precisamos no dia a dia: a moderação. O princípio dessa virtude não é uma lei interna de “poder ou não poder”, mas sim deixar que o Espírito Santo controle nossos excessos. Jesus não era desequilibrado em nada, tudo ele fazia na medida certa. Assim como ele, devemos permitir que o Espírito opere em nós para não sermos omissos nem exagerados em nossas atitudes, ferindo aqueles ao nosso redor. Agindo assim trabalharemos lado a lado com o Senhor em seu eterno propósito de nos fazer parecidos com ele.
Entendemos pelas escrituras que Jesus é o autor, sustentador e consumador da nossa fé. A expressão “no Senhor” que aparece repetidas vezes na carta aos Filipenses é o fundamento para praticarmos tudo o que temos ouvido. No Senhor, e somente nele, teremos a mesma forma de pensar, o coração cheio de alegria e um espírito de moderação. Compartilhe com seu grupo testemunhos de ocasiões em que essas verdades se fizeram presentes na sua vida. Tenha liberdade também para falar das lutas do dia a dia a fim de receber consolo e renovo do Espírito através do Corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *