DCEC: ROMANOS – Os benefícios da justificação

Semana de 11 a 17 de junho de 2023

LER: Rm 5:1-5 

A justificação é o maior milagre da história do universo, ela foi possibilitada através do sacrifício de Jesus por nós, que satisfez a justiça santa e perfeita de Deus no Seu próprio filho. Toda essa obra foi colocada ao nosso alcance, exigindo apenas fé para sermos tornados justos. No início do capítulo 5 de romanos, Paulo traz diversos pontos que mostram os benefícios do milagre da justificação nas nossas vidas e é sobre esses benefícios e misericórdias que vamos meditar nesta semana.

O primeiro e mais importante benefício que podemos ter através da justificação é a Paz com Deus. Anteriormente, éramos todos seus inimigos (Cl 1:21), cheios de pecado e dignos da morte eterna, contudo, a justificação nos tornou justos e não mais devedores. Não temos mais pecados a serem pagos, pois Jesus pagou por todos eles na cruz. Por isso, não devemos andar com nenhum peso de pecado sobre nós, uma vez que Jesus pagou um altíssimo preço para estarmos livres desse poder das trevas, termos a liberdade de andarmos na luz e sermos justos através da Sua obra.

O segundo benefício é que podemos viver firmes em uma vida consistente. Apesar de nossas falhas e inconstâncias, a justificação nos permite viver uma vida constante na luz, e andar livres do poder do pecado mencionado anteriormente.  Estar firme não quer dizer não pecar, mas significa que, quando pecamos, não precisamos desanimar ou desistir. Confessamos e seguimos em frente, e isso só é possível através do milagre da obra que nos justificou.

O terceiro ponto é o benefício de se gloriar na glória de Deus! Uma vez que entendemos quão grande obra é a justificação na nossa vida, a única opção que temos, diante de tamanha maravilha, é dar graças a Deus e ter esperança que quem realizou essa obra vai receber cada vez mais e mais glória. Esse é o mesmo motivo pelo qual nos gloriamos nas nossas tribulações, pois elas produzem perseverança (uma vez que eu estou livre do peso da minha falha posso prosseguir apesar dela), a perseverança nos aperfeiçoa e produz um caráter aprovado, e esse caráter aprovado em nós, seres tão fracos e falhos, nos enche de esperança, pois vemos Jesus agindo na nossa vida.

Que alegria é contemplar o quanto a obra de Cristo nos abençoa! Paulo confessa, ao fim do trecho que lemos, que ele vê esse amor de Deus derramado em nosso coração pelo Espírito Santo. Não resta dúvida, pois quando olhamos para o milagre da justificação realizado em cada um de nós temos a certeza de que Deus nos ama muito. Como cristãos, muitas vezes incorremos no erro de esquecer o quão viva deve ser a noção que somos justos diante do nosso Pai através do sacrifício e amor de Jesus por nós. É essa revelação que nos ajuda a perseverar diante das dificuldades, ter um caráter aprovado e ser cheio de ânimo e esperança. 

Medite durante essa semana sobre o milagre da justificação na sua vida, e deixe o Espírito Santo trazer essa revelação de forma mais viva ao seu coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *