MANSOS COMO JESUS

Semana de 18 a 24 de outubro de 2020

Leitura:  Mateus 5.5

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Aqui, mais uma vez Jesus surpreende as expectativas dos discípulos. Mais uma vez a lógica humana é invertida: Os mansos herdarão a terra, e não os conquistadores, nem os violentos. Mas o que é mansidão segundo a Bíblia?

Ser manso não é sinônimo de ser agradável. Jesus não agradou a muitos, nem procurou fazer coisas que agradassem a homens. Por isso muitas vezes o odiavam. Ainda assim, Jesus disse de si mesmo: “Sou manso e humilde de coração” (Mt 11:29).

Ser manso não é ser indiferente. Moisés foi um dos homens mais impetuosos e apaixonados por Deus. Ainda assim, foi considerado o homem mais manso em toda a terra (Nm 12:3).

Ser manso não é ser fraco. Davi era homem de guerra e entrou em muitas batalhas para expandir  os limites do reino, pelo Senhor. Ainda assim, era manso e foi quem escreveu o próprio Salmo citado por Jesus: os mansos herdarão a terra (Sl 37.11).

O que é ser manso então?

Segundo o Salmo 37, manso é alguém que entrega suas lutas para serem combatidas pelo Senhor. Ele confia no Senhor (v. 3), ele se agrada no Senhor (v. 4), ele entrega seu caminho ao Senhor (v. 5) e descansa no Senhor (v. 7).

Qual o resultado disso? Ele deixa a ira e abandona o furor (v. 8), entregando suas lutas e confiando. Assim é o manso.

Porque ele aprendeu a confiar em Deus, Deus confia nele. O servo manso como Jesus é o servo que herdará e governará sobre a terra, mas para o Senhor e não para si mesmo.

Jesus nos disse: aprendam de mim, que sou manso e humilde de coração. Como precisamos aprender essa qualidade de entregarmos nossas lutas, mesmo em meio a tantos conflitos que nos cercam.

Faça download do card e compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *