OS MISERICORDIOSOS ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA

Semana de 1 a 7 de novembro de 2020

Leitura:  Mateus 5.7

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.”

O que é ser misericordioso? Certamente não significa ser relaxado ou tolerante em relação aos erros e pecados de alguém. Sabemos disso porque misericórdia é um atributo do próprio Deus.

Especialmente nos Salmos, vemos como Deus é exaltado por essa qualidade (116.5, 103.8, 145.8, 112.4, 78.38). Em Efésios 2.4, Paulo afirma que Deus é rico em misericórdia. Entretanto, mesmo sendo misericordioso, Deus não tolera o pecado.

Ser misericordioso não significa ser tolerante. Ser misericordioso significa ter compaixão.

Em um certo sentido, o misericordioso tem compaixão porque ele mesmo já recebeu a misericórdia de Deus. É olhando sua própria vida à luz do perdão que ele recebeu, que ele é capaz de olhar os outros com perdão e misericórdia. Se Jesus, que não tinha pecado e não precisava de perdão, olhava as pessoas e se compadecia delas (Mateus 9.36) e até o último momento foi capaz de se compadecer daqueles que o matavam na cruz (Lucas 23.34), quanto mais nós, pecadores que fomos perdoados, devemos olhar com misericórdia para aqueles que pecam. Como diz Paulo, “perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” (Efésios 4.32).

Mas a misericórdia ainda tem uma promessa futura: “alcançarão misericórdia”. Aqueles que têm o caráter de Jesus, olhando ao ser redor com misericórdia, um dia serão recebidos nos céus com o mesmo olhar, aceitos e amados pela compaixão dAquele que os amou quando não mereciam ser amados.

Que essa característica do caráter do nosso Senhor possa ser aplicada em nossa semana, na forma como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo!

Faça download do card e compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *