NEM ALÉM, NEM AQUÉM! (Eduardo Arakaki)

Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?
Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e
que treme da minha palavra. (Isaías 66:1,2)

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça (2 Timóteo 3:16)

Um Judeu Ortodoxo, quanto muito, cita três vezes o nome de Deus durante o ano: YHWH (há quem diga ser o som da nossa respiração), tamanho peso de glória que este nome carrega.

Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. (Êxodo 20:7)

Por mais que na nova dispensação possamos chamar Deus de Aba Pai, jamais deveríamos fazê-lo com ânimo leviano.

Toda a escritura sagrada aponta para Jesus Cristo. ELE é a palavra de Deus, a expressão exata do seu ser, de maneira que, se alguém quiser conhecer a Deus, precisa olhar para o que a Bíblia revela sobre Jesus Cristo, o filho de Deus. Por isto devemos tremer da palavra de Deus, levá-la a sério e amá-la em sua totalidade. O Espírito Santo nunca irá contradizer a própria palavra, que é dele.

Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimoDeus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro. (Apocalipse 22:18,19)

Se alguém faz qualquer acréscimo ao livro de Apocalipse, recebe os flagelos descritos nele. O que se dirá a quem faz acréscimos ao evangelho todo?

Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. (Gálatas 1:8)

Da mesma forma, se a quem retirar parte da profecia do livro de Apocalipse lhe são retiradas as bênçãos contidas nesse livro, quanto mais ao que tirar parte do evangelho? Quem declara as palavras de Deus pela metade é o diabo.

Se as escrituras revelam Cristo, não quero parte dele, nem noventa e nove por cento, mas quero ele todo. Estarei disposto a lutar contra a minha própria vontade e farei guerra contra tudo o que se levanta contra o conhecimento de Deus, que, de tão sublime, Paulo considera as demais coisas como refugo.

Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo (Filipenses 3:8)

Me deixarei apaixonar por cada vírgula das escrituras, cada genealogia, bênçãos e maldições, advertências, o que sei e o que não sei, tudo! Na Palavra, há tesouros para serem perscrutados na infinidade da glória de Cristo. Clamarei para que o Espírito Santo me leve a intimidades maiores com meu amado Senhor. Mais, mais, mais dele é tudo o que importa!

Jesus falou exatamente o que o Pai ordenou: E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo. (João 12:50)

Paulo pregou todo o conselho de Deus: porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus. (Atos 20:27)

Deixando até homens de alta posição amedrontados: Dissertando ele acerca da justiça, do domínio próprio e do Juízo vindouro, ficou Félix amedrontado e disse: Por agora, podes retirar-te, e, quando eu tiver vagar, chamar-te-ei (Atos 24:25)

Porém, desde os tempos do início da igreja até hoje, da igreja na Galácia aos nossos dias, vemos pessoas acrescentando e tirando partes do evangelho para não serem rejeitados e perseguidos por causa da identificação com Jesus Cristo e sua cruz.

Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. (Gálatas 6:12)

Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. (Gálatas 6:14)

Bênçãos sem renúncias, promessas sem condições, salvação sem santificação. Pecado? Inferno? Caminho estreito? Deus me livre! Cristo sem cruz é o brado nas entrelinhas do falso evangelho pregado. Longe de nós tal engano! Noventa e nove por cento água pura e um por cento esgoto, não tomaremos!

Vivamos e preguemos o evangelho todo! Na graça e dependência do Espírito Santo.

Unirei minha voz e coração com meus amados irmãos do passado, reformadores, puritanos, missionários, avivalistas e mártires, que me entregaram uma Bíblia manchada com seus sangues, para preservar a revelação daquele que derramou seu sangue para nos redimir de todos os pecados.

Sola Fide! Sola Scriptura! Solus Christus! Sola Gratia! Soli Deo Gloria!*

*Somente a fé! Somente a Escritura! Somente Cristo! Somente a graça! Somente a Deus a glória! – “Cinco solas”, os fundamentos da reforma protestante.