COLOCAR OS ÓCULOS PELA PRIMEIRA VEZ (Sara Filikoski)

Ora, havia certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto; ao qual todos davam ouvidos, do menor ao maior, dizendo: Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder. Aderiram a ele porque havia muito os iludira com mágicas. Quando, porém, deram crédito a Felipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres. (Atos 8: 9-12)

Esse Simão pode representar muitas coisas. Ele pode ser o sistema desse mundo com toda as suas distrações que cegam as pessoas para a verdade, fazendo com que uma vida vazia tenha a aparência de ser completa por mera ilusão. Ele também pode representar aqueles “evangelhos” que andam sendo pregados, tendo a aparência do divino, mas não contendo a sua essência, tendo o show, mas apagando o artista. Em ambas as situações, são as aparências que gritam, pois Simão iludia o povo ao insinuar ser algo. 

        Mas tudo isso se calou quando a verdade foi apresentada. É como colocar os óculos em alguém pela primeira vez: por anos aceitando que aquilo era a maneira de se enxergar, acreditando que era esta a maneira que todos enxergavam o mundo, até o momento de colocar os óculos pela primeira vez e se deparar com a imagem perfeita, se deparar com os detalhes que antes eram meros borrões. Nesse momento, que o real é apresentado, no momento que a imagem fica nítida, o borrado nunca mais vai ser suficiente. Quando a verdade vem à tona, nada mais é suficiente.  

        Foi o que aconteceu àquelas pessoas. Simão vinha muito iludindo o povo, mas no momento em que o Reino de Deus e o nome de Jesus Cristo foi apresentado, nada mais importava, os óculos haviam sido postos, a imagem agora estava nítida, a verdade havia sido revelada e as ilusões não eram mais suficientes.  

        Precisamos apresentar o nome de Jesus, precisamos falar sobre o Reino de Deus que já é chegado, precisamos trazer a verdade à tona e, assim, trazer boas novas e curar os quebrantados, proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados… Precisamos quebrar com a ideia de que a imagem borrada é o verdadeiro, precisamos colocar os óculos pela primeira vez em alguém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *