O PADRÃO DA ORAÇÃO NO REINO DE DEUS (João Nelson Otto)

Semana de 24 a 30 de janeiro de 2021

Leitura:  Mateus 6:9-15

“Portanto, vós orareis assim: […]” Mateus 6:9

O discípulo é alguém que busca orar da forma certa. Na semana passada, vimos qual deve ser a intenção do nosso coração quando ofertamos, oramos e jejuamos. Logo em seguida, Jesus expande este tema oferecendo destaque à oração, nos mostrando como orar segundo o coração de Deus.

Historicamente, muitos têm entendido que a oração nessa passagem deve ser repetida literalmente, porque Jesus diz “vós orareis assim”. Entretanto, precisamos compreender que Jesus não está ordenando que devemos repetir as mesmas palavras que ele disse. Na verdade, Ele está nos ensinando princípios para as nossas orações.

Para entendermos melhor quais são estes princípios, podemos dividi-los em três grupos:

Em primeiro lugar, pedimos aquilo que diz respeito a Deus: reconhecemos Sua paternidade e sua Santidade, invocamos Seu reino e manifestamos Sua vontade.

Em segundo lugar, pedimos aquilo que é concernente a nós, como o nosso pão, o perdão dos nossos pecados, o sustento em nossas tentações e o livramento do mal que nos cerca.

Por fim, declaramos, por fé, aquilo que diz respeito a Deus: sua autoridade sem fim, seu poder eterno e sua infinita glória.

Esse modelo de oração confronta nossas prioridades. Não é que todos esses princípios precisam estar presentes em cada uma de nossas orações. Se fosse assim, seria impossível “orar sempre” (Lc 18:1) ou por todas as coisas (Fp 4:6). Porém quando olhamos para nossa vida com Deus, de forma geral, podemos dizer que estamos refletindo as prioridades reveladas aqui por Jesus? Reconhecemos que o Deus para quem oramos é nosso amado Pai celestial? Priorizamos o Seu nome e Sua vontade acima dos nossos desejos? Temos vencido o orgulho que nos impede de pedir o que realmente precisamos? Declaramos verdades sobre quem Deus é?

De fato, como diz em Rm 8:26, não sabemos orar como convém, mas queremos aprender e temos um Mestre que vai nos ensinar. Portanto, invista tempo em oração com seus irmãos e compartilhe as suas lutas nessa área para crescermos juntos como uma igreja que ora segundo o coração de Deus.

Faça download do card e compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *